Bebida alcóolica e aparelho digestivo: conheça os impactos
No conteúdo de hoje, iremos apresentar algumas doenças que o excesso de álcool pode causar ao organismo; principalmente ao aparelho digestivo.
Em geral, o excesso de álcool acomete muitos órgãos, bem como sistemas do nosso organismo, causando problemas, como: sono, irritação, dor de cabeça, náuseas, vômito, diarréia, dentre outros. No aparelho digestivo, esse componente não só causa doenças diversas, como aumenta o risco de câncer., tendo em vista que , quando está no estômago, o álcool altera a secreção gástrica e a motilidade.
Como se dá a ação do álcool em nosso organismo?
O álcool, quando no sistema gastrointestinal, é absorvido em pequenas quantidades, já na boca e no esôfago. Em seguida, ele é absorvido por todo o conjunto de órgãos, irritando as mucosas do estômago e alterando as membranas do intestino. Ao longo do tempo, essa ação negativa pode gerar problemas. Independente da quantidade de etanol, o seu uso tem efeito nocivo no aparelho digestivo.
Conheça, então, alguns dos riscos principais:
- Intestino: diarréia, emagrecimento anormal e, em casos mais graves, câncer colorretal;
- Esôfago: refluxo gastroesofágico;
- Fígado: inflamação da região, hepatite alcoólica e , em casos mais graves, cirrose ou carcinoma hepatocelular;
- Pâncreas: inflamação e, nos casos mais graves, pancreatite aguda ou crônica.
Outro risco que não se pode deixar de mencionar é o fato de que a presença de etanol no corpo altera a imunidade, abrindo caminho para o surgimento de outras doenças. Se você costuma ingerir bebida alcoólica e tem percebido que algo não vai bem com seu aparelho digestivo, procure um profissional da área, o quanto antes.
Nesse caso, o gastroenterologista é o profissional capacitado a cuidar dessa parte do seu corpo, tendo em vista que ele é capaz de realizar exames, prescrever medicamentos e procedimentos necessários para a saúde desse sistema.
Precisa desse profissional? Nós podemos te ajudar! Na Cliniafagu você terá atendimento eficiente com médicos qualificados.