Dia Nacional da Saúde: Da reflexão à ação!

O chamado à reflexão e incentivo para mudança de hábitos que levem a uma vida saudável é diário. Podemos vivenciar esta necessidade de maneira consciente todos os dias, seja através da nossa vida ou da do próximo.  Mas, inconscientemente, podemos não perceber que a saúde não tem estado na nossa lista de prioridades. Neste dia Nacional da Saúde, convidamos você a não apenas refletir, mas também agir. 

Nos últimos três anos, temos tido razões suficientes para mudar de vida, rever nossas ações e mudança de hábitos. Apesar de a pauta “saúde” estar sendo anunciada a gritos pelos quatro cantos do mundo, o que se vê é um contexto em que falar sobre prevenção não passa de teorias; a prática, fica para outra hora.

A prática seria ir ao médico regularmente, beber água com frequência, fazer exercícios físicos, alimentar-se bem; enfim, cuidar do interior. São mudanças que resultam de uma outra: ver a vida de maneira mais abrangente e sistêmica. Deixe-me exemplificar: o que você faz quando compra algo que te parece importante? Guarda com cuidado para preservá-lo ou espera que ele se desgaste para consertar ou quem sabe comprar outro? 

Em se tratando de objetivos e considerando o quão bem financeiramente você viva, pode até ser que a segunda alternativa seja sua escolha, sendo mais evidente que a grande maioria dos que leem este texto opte pela primeira opção:  cuidar do bem que adquiriu, antes que ele se desgaste. Mas, quando falamos de saúde, tratar dela tardiamente pode não ser possível. 

Nesse sentido, não te parece mais lógico que sua saúde, muito mais preciosa que qualquer bem que você venha a  possuir ou possua, seja cuidada, preservada, antes que os desgastes te gerem mais problemas ou, quem sabe, sejam irreversíveis?

É sobre esse aspecto preventivo que nós da Afagu Saúde queremos que você reflita neste dia mundial da saúde. Nosso desejo é “gerar um positivo alerta a todos!” e te fazer refletir sobre um dos maiores investimentos que você pode aplicar hoje: cuidar da sua saúde!

Sarita Bezerra