Presença de sintomas e o resultado negativo nos exames de COVID-19: o que fazer.

Febre, cansaço, tosse seca, congestão nasal, dificuldade para respirar, dor de garganta ou até mesmo diarreia. Esses são alguns dos sintomas mais comuns da COVID-19. Mas, e se, na busca pela certeza, o resultado do exame der negativo, o que você deve fazer? Será um “falso negativo”? Poderá sair da quarentena?        

Há, pelo menos, três razões que levam ao chamado “falso negativo”, são eles: coleta realizada de maneira inadequada, coleta realizada antes do período correto de incubação e degradação da amostra.  

Quando o teste se mostra negativo, embora o paciente esteja infectado e os incômodos dos sintomas típicos continuem, ou até aumentem, muitos não adotam as medidas necessárias, transmitindo o vírus e elevando o número de casos.

Por essa razão e respondendo às perguntas iniciais, orienta-se que, apresentando os principais sintomas da doença, o isolamento e uso de máscara tornem-se medidas fundamentais a serem adotadas, mesmo que o teste rápido de antígeno dê resultado negativo. Outra instrução médica é a repetição do exame, indicada para ser feita entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas.

A Afagu Saúde,  buscando oferecer o que há de melhor em saúde a você,  principalmente durante a pandemia causada pelo Coronavírus (SARS-COV-2), disponibiliza os principais exames para detectação da Covid-19, como: RT – PCR com a detecção molecular do vírus, Teste Rápido de anticorpos IgG /IgM, Teste Rápido de Antígeno,  Pesquisa de anticorpos Neutralizantes, cuja finalidade é verificar se os anticorpos formados pela vacina, ou até mesmo contato com o vírus, têm a capacidade de neutralizá-lo; e Sorologia quantitativa de anticorpos IgG e IgM, que identifica e monitora a presença de anticorpos nos pacientes.

Dessa forma, reforçamos que o nosso compromisso com você e sua saúde continua, pois JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! 

Sarita Bezerra