VARÍOLA DOS MACACOS: Emergência de saúde pública?
Mal saímos de uma pandemia (embora o vírus continue por aí) e uma nova doença tem sido noticiada, chamando a atenção da sociedade. É a Varíola dos Macacos! Diante da disseminação da doença, surge a seguinte pergunta: estamos prestes a passar por uma nova pandemia? Devemos mesmo nos preocupar ou trata-se de um alarme estratégico para evitar situações semelhantes à pandemia da Covid-19?
A Varíola dos Macacos é uma doença viral com sintomas bem parecidos com os da varíola humana, sendo, entretanto, menos fatal que esta. Ela é “uma zoonose causada pelo vírus monkeypox, do gênero Orthopoxvirus, pertencente à família Poxviridae”. Com origem datada no ano de 1985, a patologia é transmitida no contato de animais com pessoas, de forma direta, através de gotículas respiratórias ; ou indireta, por meio do sangue, a partir de lesões.
Segundo a OMS, em balanço realizado na data de ontem (5 de julho), mais de 5 mil exames efetivados em laboratório de Varíola do Macacos tiveram resultado positivo. Esses casos dizem respeito a testes realizados ao redor do mundo e representam, analisando o último relatório, um aumento de mais de 50%; todavia, apenas uma morte foi confirmada até a data de hoje.
Embora a agência de saúde ainda não considere o surto uma emergência de saúde pública, a OMS “continua pedindo aos países que prestem atenção especial aos casos de varíola, para tentar limitar a contaminação”, orientou o porta-voz Fadela Chaib, na entrevista fornecida à coletiva em Genebra.
Diante disso, cabe aqui mencionar os sintomas iniciais da referida doença:
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dores musculares;
- Dor nas costas;
- Gânglios (linfonodos) inchados;
- Calafrios; e
- Exaustão.
A afagu Saúde aponta a importância de realizar consultas via telemedicina, sendo esta uma das soluções mais viáveis no combate à proliferação da doença. Assim, solicite hoje mesmo o seu Cartão Saúde Integrada da Afagu Saúde e aproveite as vantagens de uma teleconsulta, caso os sintomas acima façam parte da sua situação atual.
Sarita Bezerra